Por Mariana Machado
Segundo a lenda, o picolé surgiu por volta de 1905, quando um garoto estadunidense de um pouco mais de 11 anos esqueceu fora de casa um copo de refresco com uma colher dentro em uma noite fria de inverno. No dia seguinte pela manhã, lá estava o protótipo do mais que famoso primeiro picolé. A acidental invenção acabou caindo no gosto popular e hoje em dia com o calorão da nossa capital goiana é difícil não se render a essa maravilha.
Pensando num jeitinho para nos refrescarmos do calor, nós separamos aqui para você algumas dicas de sorveterias goianas que oferecem picolés dos mais variados sabores de frutas do nosso cerrado brasileiro.
Sorveteria Frutos de Goiás
A história da Frutos de Goiás começou como um negócio familiar, sob a forma de uma simples fábrica de doces do Sr. Ailton de Almeida. Com o intuito de manter o negócio da família, no ano de 1982, um de seus filhos, Adilson José de Almeida, investiu em uma máquina de sorvetes e um freezer, desta vez, voltado para a fabricação de sorvetes e picolés. De lá para cá, a empresa foi
crescendo e hoje tem lojas em quase todos os estados brasileiros. Com a sede da fábrica em Goiânia (GO), os picolés e sorvetes são de fabricação própria. A fábrica produz mais de 90 sabores de picolés, dentre eles o de cajuzinho do cerrado, cagaita, buriti, pequi e seriguela. A Frutos de Goiás está distribuída em 13 pontos diferentes na capital goiana. Vale a pena conferir essa maravilha!
Endereço: Av. C-198, 100 - QD 488, LT 06 - Jardim America, Goiânia - GO, 74270-040
Horário: Segunda à sábado de 08:00 h às 12:00 h e 13:30 h às 17:30 h
Telefone: (62) 3251-9960
Sorveteria Sorvete Goiano
A Sorvete Goiano é uma fábrica e distribuidora de sorvetes e picolés, que foi criada no ano 2000 e está sob o comando do Sr. Ivando. A empresa afirma que foi criada com o intuito de fornecer picolés e sorvetes dos mais diversos sabores aos seus clientes. Dentre os produtos vendidos pela sorveteria, os que mais se destacam são os de murici, cagaita e araticum, frutos que podem ser encontrados principalmente no cerrado goiano. Trabalhando com frutas selecionadas e se adaptando sempre aos gostos de seu público, a empresa segue no ramo de sorvetes e picolés. As sorveterias estão espalhadas por todo o estado de Goiás, mais precisamente nas cidades de Goiânia, Anápolis, Caldas Novas e Pirenópolis.
Endereço: Rua 244, Setor Coimbra, número 232
Telefone: (62) 3292-4725 Rua 244.
Sorveteria Beijo Frio
Uma das mais tradicionais de Goiânia, a sorveteria Beijo Frio está na cidade desde 1968, inaugurada pelo casal Omar Rodolfo, um uruguaio cuja família tradicionalmente possuía uma sorveteria, e Hilza Alves, uma goiana que conheceu Omar em uma viagem no Rio de Janeiro. Juntos decidiram abrir o próprio estabelecimento que se tornou um sucesso na cidade.
Há 51 anos no mercado, a sorveteria tem o diferencial de ficar aberta 24h, e fazer delivery por toda cidade. O cardápio conta com cerca de 56 sabores, e alguns diferenciais como o sorvete “Havaiano”, que é servido na metade de um
abacaxi, o “sorvete sanduíche”, além de tortas e bolos de sorvete. E para os que querem outras opções, o lugar também oferece lanches como batata frita, cerveja, sucos e cremes.
Endereço: Rua 84, 604, Setor Sul, Goiânia (Atendimento 24h) Rua 59, 210, Jardim Goiás, Goiânia (Atendimento das 10h às 23h)
Telefone: (62) 3281-0809
Comments